terça-feira, 16 de setembro de 2008

Pequenos Prazeres...

Graciliano Ramos definiu a arte de escrever como o ofício das lavadeiras...Aquelas que lavavam a roupa a beira do rio, batendo-as na pedra até desprender-se delas toda a sujeira. Um processo lento, simples e que exige dedicação. Segundo ele... "A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

Dentre os prazeres que tenho na vida, um especialmente exerce sobre mim verdadeiro fascínio, eu me rendo aos seus encantos... Entre as letras eu percorro mundos, volto a ser criança brincando de fazer mágica, me emocionando com as fadas...

Elas sempre me acompanharam... ocuparam meu tempo, me divertiram ou me emprestaram sua companhia em meus momentos de melancolia e solidão.

Houve tempo em que desacreditei do sonho...me perdi. Um caldeirão prestes a explodir, borbulhante, efervescente...Terreno fértil, lápis, papel e muitas idéias suplicando extravasar... Pólen em fartura fez germinar belas espécies: gerânios, petúnias, lírios tulipas, antúrios e orquídeas. Elas hoje me enebriam com seu perfume e me faz feliz a descoberta que estou aprendendo a cultivá-las. Entre letras, leituras, escritos, poesia e beleza, algumas revelações e o reencantamento pela vida.

Tenho especial admiração por escritores que me apresentaram ao mundo da fantasia, aqueles que me fizeram entender e valorizar a beleza e o mistério das coisas que não existem. Tantos... Ana Maria Machado, Sylvia Orthof, Monteiro Lobato, Eva Furnari, Cecília Meireles, Tatiana Belinky, Roseana Murray, outros e mais outros que minha memória engavetou e que não se abrem agora... Ainda hoje, a criança que mora em mim alegra-se ao deparar-se com eles e suas histórias fantásticas.

Foram muitas... lidas, relidas, contadas e imaginadas. Suas histórias que me ensinaram a ler, hoje me inspiram e me ensinam a escrever, assim como lavavam roupa as antigas lavadeiras à beira dos córregos.

2 comentários:

  1. Oi Elis, você escreve fantasticamente bem, parabéns e muito sucesso!
    Bj

    Emannuell André

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu, fico muito feliz em recebê-lo aqui. Obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo. Abração amigo!

    ResponderExcluir