sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Alinhavando

Ontem por causa dessa postagem do Fabio, lembrei de uma história que escrevi no ano de 2007 e que dedico ao meu pequeno Gianluca, meu maior fã e o grande incentivador dos meus rabiscos, que completou ontem, dia 12/02, oito anos. 

Vó Julia mora numa casa, numa casa junto com um gato. Uma casa muito bonita, com um gato muito matreiro. Um gato que adora dormir, em cima do seu travesseiro.

Enquanto borda, vó Julia espia o danado, um olho no bordado e o outro olho no gato.

Mas a vozinha cochila e o gato matreiro aproveita, dá um pulo, sobe na cama e no travesseiro se ajeita, se espreguiça, se estica, boceja e volta a dormir.

Ronca o gato no travesseiro, ronca na cadeira a vozinha. Dorme tranqüilo o gato, dorme a vozinha bordando pano de prato.

Passa o tempo, tic-tac, tic-tac sem parar. Acorda o bichano, dorme a vozinha, ronca e dorme e continua a roncar.

O novelo cai no chão, o gato começa a brincar... Puxa, rola, estica o fio e continua a esticar.

E o novelo rola, rola.... e rola cada vez mais e vai parar no jardim, essa história é bem assim: não é pra falar só de gato, nem só pra falar de vozinha, é pra pensar sobre coisas, é pra falar sobre linha.

Pois estava a linha no jardim, quando um vento forte passou e a tal linha, a do novelo, a que o gato brincava e a vozinha bordava, bem pro alto ele levou... subindo e fazendo curvas,fazendo curvas no ar, a linha se esticou e numa nuvem se transformou.

E alinhavando, a linha vai...O vento levou a nuvem passear na imensidão. Quanto mais ela andava, mais feliz ela ficava, pois aos poucos percebia que em todos os lugares estava.

E novamente veio ao chão, passou montanhas e vales, passou por casas, por caminhos, passou também por rios e pontes.

Até que observando lá longe viu outra linha interessante.

Esse mundo é muito grande! Grande, enorme, gigante...Pois não é que quando achamos que lá longe ele termina, bem ali ele começa, pois atrás daquele monte, lá onde o sol se esconde, fica a linha do horizonte! Uma linha sempre bem reta que tem um destino certo, sumir pra longe, bem longe, cada vez que chegamos perto.

E da direção do horizonte vem um trem a apitar.
_ Piuiiiii! Piuiiiiii!Vem trazendo muita gente, vem fazendo um barulhão...

E por onde anda o vagão? Olha só que descoberta! É uma linha diferente a tal linha do trem, que não serve pra costurar, é só para o trem passar.

E o trem leva as pessoas para lugares distantes, por esse mundo sem fim.


E uma coisa muito sem nexo que a linha descobriu, uma linha que não é linha porque de fato nunca existiu.
Pois é isso mesmo que eu falei, como isso pode, eu não sei. Uma linha imaginária, olha quanta imaginação! Quem seria o criador da tal linha do Equador?

Pra registrar tamanha aventura, a linha então decidiu, faria uma linha do tempo, desde o instante em que subiu.

E pra terminar a história, se não me falha a memória, tem também a linha de raciocínio, que são idéias organizadas que a cabeça da gente tem.

Então para não me perder, eu vou logo é dizer, que a vó, a do começo da história, acordou já era hora, e ao ver aquela estripulia, puxa o fio, começa de novo enrolar...
E a linha então se dá conta que depois dessa viagem, já é hora de voltar, porque sabe que é uma linha, só uma linha de bordar. E alinhavando, a linha volta...

O gato? Ah, o gato! Adivinhem onde está, qual é o seu paradeiro. Isso mesmo, adivinhou, está a dormir no travesseiro!

7 comentários:

  1. Primeirona???

    Lindo, Elis! Digno de virar um livrinho com ilustrações em desenho... Vamos batalhar por isso??? Vale muito a pena, eu acredito!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elis. Belissimo e cativante texto. Li da primeira a última linha como quem passeia de trem.
    Merece virar livr e ser ilustrado, como disse a Bel.
    Ah, parabéns pelo niver do Gianluca.
    Um abração,

    ResponderExcluir
  3. Elis,
    adorei a historinha.
    Também fiquei imaginando as ilustrações dela: a linha vermelha, a vovó, de coque no cabelo e xale nos ombros, o gato preto de peito branco, um quintal com flores e árvores...
    Viajei com seu texto.
    Parabéns!!
    Beijo e felicidades para seu filhote,
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro toda a significação sobre as linhas, o desalinhado não foi a primeira, uma vez escrevi sobre paraolimpíadas, defendendo que linhas paralelas nunca se encontram.

    Adoro garranchos, rabiscos, embaraços, onde as muitas linhas se tocam e se cruzam.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para o Gianluca e também para você, Elis.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Elis, lindo, como sempre. E sobre seu último comentário em meu blog: será que por vezes o pouco não é o máximo que a gente pode ter? Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  7. Oito Anos, é a exata idade que completara meu Igor, na proxima semana - Sinceramente boas partes de meus tb rabiscos sao voltados para ele. Alias: há um tempo atras iniciei uma carta que eu espero poder entregá-lo aos 18 anos, a ideia é poder fazer com que ele saiba o grande barato que é viver bem e em harmonia com a poetica vida que nos circunda...Parabens por vossos mais que interessantes rabiscos e por favor, sinta-se abraçada por um outro fã além do nosso querido Gianluca. Beijo enorme.

    ResponderExcluir